Percursos Verticais na Natureza

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: DN07
Sigla: PVN
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPDN 6
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Mário André da Cunha Espada
Corpo docente: António Manuel Lopes

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as características específicas das modalidades atividades.
Conhecer as características dos contextos onde as atividades se desenvolvem.
Identificar e saber manusear os materiais específicos das atividades.
Conhecer todos os cuidados de preservação a ter com o material das atividades.
Conhecer e saber aplicar todas as regras de segurança inerentes à prática das atividades.
Identificar e saber executar os gestos técnicos das atividades.
Respeitar todos os praticantes e o meio ambiente.

Conteúdos programáticos

A - ESCALADA
História e Enquadramento da Modalidade em Portugal e no Estrangeiro.
Referências históricas ao desenvolvimento da atividade como modalidade desportiva; UIAA e federações nacionais.
Caracterização da Modalidade
Definição do conceito; Perigos associados à prática; Disciplinas e variantes da escalada; Boulder; Escalada de dificuldade; Escalada à
vista; Solo integral (free-solo); Escalada desportiva de competição; Escalas de dificuldade.
Enquadramento no Meio Ambiente
Materiais; As cordas; Material individual; Arnês; Calçado; Capacete; Outros materiais fundamentais; Mosquetões; Cordeleta; Fitas;
Expressos; Oitos, Gri-gri e afins; Materiais complementares; bolsa de magnésio, entaladores, crampons, piolet, etc.
Fundamentos Técnicos/ Nós Fundamentais
Nós e ligações; Oito; Estático e dinâmico; Cabeça de cotovia; Prusik; Nó de fita; Direito; Técnicas de progressão elementares; Regra
dos 3 apoios; Projeção horizontal do CG; Utilização dos pés e mãos; Exploração das presas; Exploração de movimentos e tipo de
passos; Posição de descanso; Técnicas de progressão avançadas.
Segurança na Escalada
Utilização e conservação dos materiais; Antes de começar – questões a colocar; Onde montar a segurança; Que material será
necessário para montar a via.
B – MONTANHISMO
Contexto Geral
História do Montanhismo; Síntese e Evolução das Atividades de Montanha; Desportos de Montanha / Contextos e Práticas; Código
de ética da UIAA; Quadro Normativo dos Desportos de Montanha; História e Evolução dos Desporto de Montanha; Introdução à
Meteorologia; Prevenção e Segurança; Noções de Anatomia e Fisiologia O Contexto da Geografia de Montanha.
Contexto Específico
Materiais e Equipamentos Cartografia e Orientação Acampamento e Bivaque; Perigos e Traumatologia de montanha; Noções de
saúde em montanha ; Noções de Geomorfologia Planeamento de atividades Alimentação em montanha; O Treino em Montanha;
Enquadramento Federativo do Montanhismo.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas dos percursos verticais na natureza tendo como referência a prática e os gestos técnicos associados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.

Metodologias de ensino

O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados aos percursos verticais na natureza.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associados aos percursos verticais na natureza.

Metodologia e provas de avaliação

Avaliação contínua
- Participação -10%
- Trabalho em grupo - 30%.
- Teste -20%
- Avaliação prática - 40%
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.

Regime de assiduidade

Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Bibliografia

Colorado, J. (2006). Mountaineering and Trekking. 3rd Edition. Madrid: Desnível.
Hattingh, G. (2001). Rock Climbing & Climbing Walls. Madrid: Climbing Collection - Editorial Paidatrib.
Hoffman, M. (1997). Climbing Manual. 4th edition in Castilian. Madrid: Ediciones Desnível.
Long, A, Lyon, M., Lyon, G. (2001). Industrial Rope Access - Investigation into items of personal protective equipment. Crown.
Macia, D. (2002). Planning of the training in sports climbing. 1st edition, Madrid: Ediciones Desnível.
McMillan, N. (2001). Care and Maintenance. 1st edition. Manchester: BMC issues, 2001.
Murcia, M. (1996). Prevención Seguridad y Autorrescate. 1ª edição. Madrid: Ediciones Desnível.
Núñez, T. (2002). Cuerdas y nudos de alta resistência. 1ª edição em castellano. Madrid: Ediciones Desnível.
Richardson, A. (2001). Rock Climbing for instructors. 1ª edição, Marlborough: The Crowood Press Ltd.
Schubert, P. (2001). Manual de Equipamiento de Vías de Escalada. Madrid: Ediciones Desnivel.
Silva, F, Sousa, J., Lopes, S., Lopes, J. (2000). Segurança em Actividades de Aventura – Manobras com cordas para transposição de
obstáculos. Lisboa: CEFD.
Sounier, P. (2001). Claves para la aplicación de las técnicas de alpinismo y espeleologia. Barcelona: Editorial Paidatribo.
Winter, S. (2000). Escalada Deportiva com Ninos y Adolescentes. Madrid: Ediciones Desnivel.

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